Powered By Blogger

domingo, 31 de janeiro de 2010

CLAREAMENTO DENTAL: O QUE É, COMO, QUANDO E PORQUE?...


"Nos dias em que vivemos , neste mundo
pós-moderno, civilizado e cosmeticamente conscientizado, dentes claros
e bem contornados, alinhados, sadios,
estabelecem um novo padrão de beleza."

Dr. Matteo Baiotto Soares
Cirurgião Dentista
Mestre em Odontologia,
Àrea de concentração,
Prótese Dentária.



Nestas circunstâncias , busca-se ter não só dentes atraentes, mas que também indiquem uma boa saúde geral e nutricional, amor próprio, orgulho para com a higiene oral, status econômico e um grande poder de atração.

O Clareamento Dental está indicado, toda vez que os elementos dentários apresentarem-se com alterações de cor, escurecidos ou manchados, o que pode ocorrer em conseqüência dos mais diversos agentes causadores ( etiológicos).

Didaticamente o Clareamento Dental pode ser dividido em VITAL , realizado em dentes com vitalidade pulpar ou NÃO VITAL , aquele realizado em dentes tratados endodonticamente. Podemos ainda, quanto aos agentes causadores das alterações de cor, dividi-los em causados por fatores extrínsecos (externos) e as alterações causadas por fatores intrínsecos ( internos), congênitos ou adquiridos.
Entre as manchas causadas por fatores extrínsecos, encontramos as causadas por chá, café, cigarro, corantes artificiais existentes em alimentos e bebidas, e ainda em dentes com acúmulo de placa bacteriana e má higiene. Nas alterações de cor causadas por fatores intrínsecos encontramos algumas de origem congênitas como causadas pela Dentinogênese imperfeita e flurose e ainda algumas adquiridas na fase pré-irruptiva dos dentes causadas por ingestão excessiva de Tetraciclinas e Flúor, e outras na fase pós-irruptivas, como causadas por traumatismos e ainda ingestão de tetraciclinas, incluem-se ainda o escurecimento devido ao envelhecimento, que se deve principalmente ao desgaste fisiológico do esmalte que ocorre com o passar dos anos, e o conseqüente aparecimento, por transparência, da cor mais escura da dentina através do esmalte.

Na verdade qualquer pessoa pode e deve realizar o clareamento dental quando necessitar. O Clareamento Dental ao contrário do que seguidamente se vê na imprensa leiga não é apenas uma técnica a ser executada sempre da mesma forma em todas as pessoas. É, isto sim , um PROCEDIMENTO ODONTOLÓGICO, com a finalidade de buscar a recromia, o seja, a restauração da cor, de uma ou várias peças dentárias . Para isto é necessário um diagnóstico correto na determinação da causa ou das causas e após é necessário o emprego da técnica ou técnicas adequadas a cada caso.

Naturalmente dependendo do fator etiológico e de quanto tempo existe a alteração de cor, esta pode variar da mais discreta a mais desfigurante , e neste sentido, que o diagnóstico precoce da mesma e o pronto atendimento passa a ser uma necessidade determinante para o sucesso do tratamento clareador.
Pelo o que nos reportamos anteriormente , pode-se de maneira sucinta, verificar que qualquer tipo de mancha ou escurecimento pode ser removido , clareado ou pelo menos melhorado. Infere-se também o fato de que a pessoa que se submeteu ao clareamento necessita abster-se de todos os elementos que serviram de fator etiológico para o escurecimento, em vista disso, é necessário que o dentista elabore após o diagnóstico , um bom plano de ação para o clareamento , e o que reputo de maior importância , um programa de manutenção para que se possa manter os benefícios conseguidos.

No que diz respeito aos RISCOS, é necessário e fundamental que o pacientes conheçam os riscos que estarão correndo, como por exemplo um acidente com o agente clareador no trans-operatório. É necessário que o paciente seja esclarecido sobre a técnica ou técnicas a serem empregadas, uma vez que estas implicam em maior ou menor riscos ou reações adversas, algumas vezes em dentes vitais submetidos a clareamentos estes poderão apresentar alguma sensibilidade principalmente no consumo de bebidas e ou alimentos gelados. Para todos os RISCOS existem SOLUÇÕES , porém é eticamente recomendado que o paciente tenha pleno conhecimento deles.

No que diz respeito a LONGEVIDADE a ser esperada , ou seja, quanto ao tempo em que o dente se manterá claro e esteticamente agradável, poderá variar de acordo com a etiologia da alteração, do tempo necessário para obter o clareamento, da técnica empregada e dos cuidados de higiene e manutenção observados pelo paciente. Pode-se arriscar dizer que em condições adequadas , dentes higidos submetidos a clareamento com finalidade estética a longevidade pode ser longa e o dente se manter claro por muitos anos ou podem voltar a escurecer dois ou três anos depois do clareamento, portanto a longevidade do tratamento não pode ser predízivel.
Quanto ao CUSTO do tratamento é muito variável, dependendo basicamente das técnicas que serão necessárias , do tempo de duração do tratamento, bem como da necessidade de retratamento de dentes com restaurações estéticas pré-existentes que após o clareamento precisam ser trocadas para adequarem-se a nova cor estabelecida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário